DOIS TÍTULOS PARA LINDÓIA DO SUL NO “PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR”

O prefeito de Lindóia do Sul, Neudi Bertol, recebeu dois prêmios, em Florianópolis, no evento Prefeito Empreendedor do Sebrae/SC. Bertol participou acompanhado do vice-prefeito, Pedro Parizotto. Os dois selos recebidos são nas categorias: Marketing Territorial e Setores Econômicos e Compras Governamentais, sendo que o Município se inscreveu com esses dois projetos.

“Esse é o resultado do trabalho da equipe. Recebemos dois prêmios e isso confirma que nossa proposta de fazer uma administração séria e comprometida, está sendo cumprida e reconhecida”, enaltece o prefeito.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública. Nesta edição, o Sebrae/SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios.

A premiação na categoria Compras Governamentais é resultado da instalação da Sala do Empreendedor, gerenciada pelo servidor, Josiel Artmann. Nesse projeto, foram apresentadas as ações que são desenvolvidas na Sala do Empreendedor, que é a regionalização das compras do Poder Público Municipal, inclusive há um Decreto Municipal que estabelece uma cota de todas as compras que o Município realiza. Com isso, o critério para compras é primeiro no Município, depois estende-se pela região geográfica, oportunizando, por exemplo, aquisições da agricultura familiar para a merenda escolar.
O segundo prêmio foi na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos , reportado ao Filó e o projeto de artesanato cultural. Mesmo de portas fechadas por um período de dois anos, em razão da Pandemia, o Filó trouxe para Lindóia do Sul uma grande conquista, a premiação do Sebrae. Nas ações do projeto apresentado foi evidenciado o trabalho que a Associação Italiana promove quanto à cultura local, o Filó, que, embora é pouco reconhecido no Município, está na vitrine em outras cidades, com agenda lotada até outubro de 2022.
A Associação Italiana desenvolve um produto cultural e turístico consolidado e reconhecido. Para isso, recebe apoio indireto do Município. O maior apoio da municipalidade é no Projeto Artesanato Cultural, que é característico ao título que Lindóia do Sul possui: Capital Catarinense do Filó. Em parceria com o Poder Público Municipal e Sebrae, um grupo de senhoras faz com suas próprias mãos a arte que reporta à cultura italiana, fortemente fomentada em Lindóia do Sul. O projeto é um complemento de renda e, acima de tudo, uma terapia para as mulheres envolvidas. As ações desse programa foram apresentadas no projeto que foi premiado. Os produtos do artesanato cultural se destacam pela qualidade, diferenciação e originalidade.

Para a servidora efetiva do Município e também assessora de gabinete e coordenadora da Associação Italiana, Marinês Ribeiro Perondi, a premiação é uma grande conquista para Lindóia do Sul, , porque os dois projetos apresentados receberam título. Ela destaca que o trabalho realizado na Sala do Empreendedor pelo servidor Josiel, beneficia os empreendedores locais, sendo o grande responsável pela realização das ações que renderam os dois prêmios.
Quanto ao segundo prêmio, Marinês explica que, ela própria, colaborou para a fundação da Associação Italiana e para que Lindóia do Sul obtivesse o título de Capital Catarinense do Filó. A premiação, coroou o trabalho e as ações desenvolvidas. “Ficamos entre os quatro melhores projetos desenvolvidos no Estado. Isso é motivo de alta relevância para o Município”, afirma Marinês.