ESTIAGEM EM LINDÓIA DO SUL

A falta de chuva, que está afetando toda região, também está prejudicando propriedades rurais de Lindóia do Sul. O problema ainda é pontual e pode se agravar, pois não há previsão de chuva em volume suficiente para os cultivos da época, como o milho e pastagens.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdecir Meneghini, percorreu novamente as áreas rurais nessa manhã e destacou que em alguns pontos as lavouras estão sendo prejudicadas e há 10 dias o Município já faz transporte de água para consumo humano e animal para algumas propriedades. A recomendação é para economizar água e que os reservatórios sejam ampliados, para que o Município possa atender e priorizar os casos mais críticos.

Meneghini destacou também que, nesse ano, o poder público municipal adquiriu um tanque para transporte de água, o qual está em uso constante e melhorou a logística para abastecer as propriedades rurais, além de contratar caminhão para o transporte de água e investir em equipamentos para a mesma finalidade. “Nesse ano também trabalhamos fortemente na reservação de água, com limpezas de nascentes e também quase dobramos o número de cisternas no Municípios, as quais estão sendo abastecidas por fontes, porque não choveu o suficiente para abastecer esses reservatórios”, explica o Secretário.
Segundo ele, a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Marines Ribeiro Perondi, está acompanhando a situação e monitorando a necessidade de decretar Situação de Emergência. “Decretamos em maio com validade de seis meses, sendo que venceu em novembro, quando a situação estava normalizada. Se a seca continuar, a Comissão Municipal da Defesa Civil poderá se reunir para analisar se decretará ou não Situação de Emergência”, completa Meneghini.