Foi divulgada, nesta quinta-feira (31/8), no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), a relação das escolas classificadas por mesorregião na etapa de mérito do “Prêmio Lume: escola referência”. Os objetivos da premiação são identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas da rede pública municipal de Santa Catarina com boas práticas de gestão escolar.
Na etapa de mérito, de caráter eliminatório e classificatório, são aplicadas, às escolas classificadas na etapa de pré-qualificação, variáveis do Indicador de Esforço Escolar (IEE), calculado com base em informações relacionadas à gestão escolar, profissionais da educação e infraestrutura. Nesta etapa, foram classificadas 3 escolas pelas mesorregiões Oeste, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul) e na mesorregião Norte, houve empate e classificaram 4 escolas.
Será premiada uma escola de cada uma das seis mesorregiões do Estado, a partir de três etapas de avaliação: pré-qualificação, mérito e validação das boas práticas.
O Prêmio Lume é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019, coordenado pelo TCE/SC, pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e pelo Ministério Público de Santa Catarina, e composto por outras nove instituições.
O evento para a entrega do Prêmio Lume será realizado durante o 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó, nos dias 17 e 18 de outubro. As escolas vencedoras de cada mesorregião receberão certificado de reconhecimento e uma placa de premiação. Todas as escolas classificadas na etapa de validação também receberão certificado de reconhecimento.
PARABÉNS ao Núcleo de Educação Ottaviano Nicolao, do Município de Lindóia do Sul.