Edital de Gestão Escolar das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Lindóia do Sul

A LEI COMPLEMENTAR Nº 363, DE 23 DE JUNHO DE 2023 da as diretrizes à  Gestão Escolar das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Ensino de Lindóia do Sul, as quais serão definidas por meio de critérios técnicos e pedagógicos para nomeação do Gestor(a) Escolar habilitado na área da educação a partir da presente Lei.

No link abaixo você encontra todas as informações com relação ao edital de nomeação do Gestor(a) Escolar para Gestão Democrática 2023 em Lindóia do Sul – SC.

O que é a gestão democrática e participativa?

A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática na escola como um dos princípios para a educação brasileira. Ela torna o espaço escolar um ambiente de partilha e troca.

Esse tipo de gestão é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação.

Gestão democrática na escola é um modelo de gestão participativo que envolve toda a comunidade escolar – pais, alunos, professores e funcionários – na tomada de decisões importantes.

Esse modelo de gestão visa promover a transparência, a colaboração e a participação ativa de todos os envolvidos. Com isso, garante-se que as necessidades e desejos da comunidade sejam atendidos.

A gestão democrática na escola é um elemento crucial para promover a qualidade do ensino e a melhoria da eficácia escolar. Além disso, é uma forma de empoderar a comunidade escolar e promover a cidadania participativa desde cedo.