PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE BRUCELOSE

A prevenção de doenças, através da identificação de fatores de riscos, ganha cada vez mais espaço no âmbito da saúde pública e privada. A conscientização e informações para prevenir e evitar patologias, em especial, contaminantes, é importante para a população, profissionais e organizações de saúde.
Visando disseminar a prevenção, formas de contaminação e sintomas da Brucelose, a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Atenção Básica de Saúde de Lindóia do Sul, assistiram uma palestra ministrada pelo médico veterinário do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Jonello Massotti, sobre o assunto. “A Brucelose é uma doença de notificação obrigatória e Santa Catarina está se preparando para ser área livre da doença. Sendo assim, o Icasa quer aproximação do setor de saúde e nos procurou para sermos apoiadores para instruir e alertar sobre a Brucelose”, destaca a agente da Vigilância Epidemiológica, Marisa Carbori.
A Brucelose é uma doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais terrestres e aquáticos infectados, geralmente, por contato direto ou indireto com animais e seus produtos derivados contaminados. Durante a palestra, os participantes receberam informações sobre formas de contaminação, que pode ocorrer pela ingestão de leite cru, carnes cruas ou mal passadas que não passaram por serviços de inspeção, pelo contato direto ou indireto com animais infectados, por via respiratória, quando ocorre a inalação de bactérias em ambientes contaminados, auxílio em partos animais, inoculação vacinal acidental e demais situações.
Entre os sintomas mais comuns da Brucelose humana está inapetência, palidez, perda de peso, ansiedade, fraqueza muscular, entre outros.
“Aconselhamos a população a procurar atendimento médico em caso de sintomas”, finaliza Marisa.
ASCOM/Município de Lindóia do Sul